quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Começam as atividades do Formancipa 2016 em Valparaíso

Integrantes do programa que facilita o acesso de estudantes ao ensino são recepcionados pelo governo
 municipal
Publicado em 25/02/02 às 11:16

A responsabilidade constitucional pelo ensino superior no Brasil é da União. Mas, a atual Administração municipal de Valparaíso de Goiás tem trabalhado para popularizar o ingresso de estudantes da cidade em cursos de graduação. Com esse intuito, a Prefeitura firmou, em 2014, uma parceria com a Universidade de Brasília para trazer para o município o Formancipa (Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior). O programa é conduzido por alunos da UnB e tem como missão ajudar alunos egressos do Ensino Médio no acesso a universidades públicas e particulares.

No dia 20 de fevereiro, na escola CAIC, foi realizada a abertura anual das atividades do ano letivo de 2016 do Formancipa. A oportunidade serviu para que o coordenador do programa, professor Dr. Erlando da Silva Rêses, fizesse uma breve apresentação do programa e desse as boas vindas aos novos alunos. Monitores e coordenadores pedagógicos do projeto também aproveitaram para detalhar a didática dos encontros e o cronograma das aulas.

Cerca de 40 estudantes compareceram ao evento que contou com a presença da Prefeita Lucimar Nascimento. Também estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação, Ana Cláudia, o Secretário de Cidadania e Participação Popular, Antonio Bites, a Diretora do Caic, Maria do Socorro, a professora da UnB, Maria Luisa e alunos ex-integrantes do Formancipa aprovados na UnB e em outras faculdades do DF.

“Aderir ao Formancipa é uma forma de o nosso governo municipal contribuir para que nossos alunos tenham a oportunidade de acessarem o ensino superior. É uma satisfação ver que, em tão pouco tempo, essa parceria com a UnB já tenha ajudado muitos dos nossos estudantes a realizar o sonho de cursar uma graduação. Por isso, queremos, cada vez mais, potencializar esse projeto aqui em Valparaíso. Vamos continuar dando todo o apoio ao programa, tanto com relação a espaço físico quanto à disponibilidade de servidores”, garantiu a Prefeita Lucimar Nascimento.

As aulas do Formancipa são gratuitas. O público alvo são alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os conteúdos estudados estão voltados principalmente para o ingresso na UnB, mas podem ser úteis para quem deseja optar por outras instituições de ensino superior. Novas inscrições podem ser feitas presencialmente, aos sábados, na Escola CAIC, no bairro Céu Azul, onde ocorrem os encontros, das 9h às 12h. Mais informações: (61) 3608-116 // 3107-6265.

Texto: Francisco Gomes
Foto: Ângela Matos


OPINIÕES SOBRE O FORMANCIPA

“É uma oportunidade única para os nossos alunos. Essa consciência do nosso governo municipal de firmar essa parceria coma UnB é fundamental para que os nossos alunos tenham a oportunidade real de fazer uma faculdade. É tornar possível o que para muitos parece impossível. É um presente para Valparaíso”.

Ana Cláudia Malta, Secretária Municipal de Educação de Valparaíso de Goiás.

“O número de alunos superou nossas expectativas nesse primeiro encontro. Pela nossa perspectiva, a tendência do programa é crescer ainda mais. Espero que as parcerias também. Já estamos fazendo contatos com outras instituições do DF e Goiás, como o Instituto Federal de Valparaíso, com o objetivo de atender mais alunos”.

Erlando da Silva Rêses, Professor Doutor pela UnB e coordenador do Formancipa.


“O Formancipa é a dose de incentivo que muitos estudantes precisam para realizar o sonho de ingressar em excelentes instituições como a UnB. Quero dizer que isso não é um bicho de sete cabeças. Só precisa de muita dedicação. O grande problema é que muitos alunos não acreditam neles mesmos. Tem ainda a questão da desinformação. Alguns acham até que a UnB é paga. Estamos aqui para tentar suprir essas necessidades”.


Adriel Medeiros, estuda Engenharia de Software no campus do Gama e vai atuar como monitor de matemática.


“Quero fazer filosofia.  Acho que o programa vai me ajudar bastante. O apoio dos alunos da UnB vai ser fundamental. Toda dedicação deles e o meu esforço somados vai fazer toda a diferença em minha aprovação.

Eveylyn  Rodrigues da Costa, 17 anos, moradora do Vaparaíso I e estudante do 3º ano do Ensino Médio.

“Meu filho terminou o Ensino Médio em 2015. Ele tentou o ENEM e não conseguiu aprovação. Mas, tenho certeza, se eu conseguir uma vaga pra ele no Formancipa vai dar tudo certo. Vim aqui para mostrar que estou do lado dele”.

Maria Madalena, moradora da etapa B, mãe de um aluno de 18 anos que deseja cursar geologia.

Publicado em 25/02/02 às 11:16 
no endereço: http://www.valparaisodegoias.go.gov.br/noticia/434-comecam-as-atividades-do-formancipa-2016-em-valparaiso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário